terça-feira, 7 de outubro de 2014

Minha introdução a alfabetização

Olá, tudo bem com você?

Espero que sim.

No tópico 1 -  Unidade 1. Pedi para escrevermos um texto com nossas memórias, quanto aos processos de alfabetização.

Essa atividade é bem pessoal, cabe a você escrever suas memórias. Lembrando que, conforme consta no livro, há várias formas de se fazer esse texto, pode ser em forma de acróstico, poesia, receita, historia em quadrinhos, bula, crônica, carta, autobiografia, conto, entre outros...

Eu escrevi minhas memórias de forma autobiográfica, e fiz um acróstico também, segue elas:



Minha Introdução a Alfabetização

Lembro-me perfeitamente do dia em que minha mãe me levou pela primeira vez a escola, eu já sabia ler e escrever, não muito bem, mas o essencial eu sabia. Ela me perguntou se eu realmente queria ir á escola, tendo em vista, que na minha época não era obrigatório ir para o jardim, podia esperar até completar 7 anos e ir direto para a antiga primeira série, no entanto que a criança soubesse ao menos o alfabeto.

Quem me ensinou a ler foi meu pai, ele era muito participativo, além de ensinar o alfabeto, ele me dava livros, brinquedos educativos, falava o português corretamente e quando eu errava ele me corrigia, não era daqueles pais que achavam “bonitinho” ver o filho falando errado.

Eu também era uma criança muito esforçada e curiosa. Sempre gostei de ler, e tudo que eu tinha curiosidade eu perguntava, se eu não soubesse algo, eu perguntava, e enquanto eu não aprendia, eu não sossegava, deixava meus professores de cabelo em pé. Ainda sou um pouco assim, acho que a curiosidade ajuda no aprendizado e é algo saudável.

Eu tinha uma professora chamava Aparecida, ela me dava aula na antiga terceira séria,  que agora é 3º ano. Ela era uma maravilha de professora, além de amável, era muito inteligente e participativa, tenho excelentes lembranças dela.

Bem, acho que minha história educacional foi basicamente isso, porque depois já entra minha fase rebelde, onde tive que parar os estudos por um tempo, pois engravidei cedo, mas agora estou fazendo faculdade e muito feliz e realizada por isso.


                                     Acróstico

     ENSINAR É ALGO
     SOLIDÁRIO
     TREINAMENTO PARA O
   FUTURO
      DOUTRINADO DE 
     APRENDER A
 APRENDER



Nenhum comentário: