Olá pessoal!
O
post de hoje será um resumo do livro: "Pedagogia da Educação Infantil".
E mediante a quantidade de páginas do livro (quase 300 Pág.), o resumo ficou um pouco grande.
Vale
ressaltar, que o resumo é apenas um complemento, e de forma alguma substitui a leitura completa do livro.
Tenha
uma ótima leitura!
Sucesso
na sua jornada e até mais...
UNIDADE
1
Tópico
1
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A principal característica das escolas Waldort:
1º)
Sua base na concepção de desenvolvimento humano criando por Steiner, é a
antroposofia (ciência espiritual).
2º)
Contar historias é uma forma de estimular o conhecimento.
3º)
Os alunos não repetem o ano escolar, pois o objetivo das escolas Waldort é
preparar a criança para a vida real. E eles não aprendem com livros, e sim com
pessoas, por isto é importante que o professor tenha as seguintes qualidades:
conhecimento profundo do ser humano; amor como base do comportamento social e
qualidades artísticas.
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Uma importante característica da Pedagogia Waldort é o amor e o profundo conhecimento
do professor por seus alunos, já que ele permanece com a turma durante diversos
anos.
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Steiner concebeu o homem atual como portador de quatro processos: mineral,
vegetal, animal e o EU.
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As principais atividades anímicas do ser humano, segundo Steiner, são: pensar,
sentir, querer.
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O desenvolvimento humano ocorre em ciclos de sete anos, que Steiner chamou de setênios:
0-7 anos; 7-14 anos e 14-21 anos.
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A constituição física e anímica do ser humano pode ser agrupada em quatro tipos
de temperamentos: sanguíneo, melancólico, colérico e fleumático.
=>
O foco da Educação Infantil está no brincar imitativo, na imaginação. Nesta
fase, a criança deve ser tratada com respeito, com rotinas preestabelecidas, de
forma a se sentir segura, para que possa concluir que O MUNDO É BOM, e o
professor deve ser digno de ser imitado.
=>
O Ensino Fundamental está voltado ao desenvolvimento do espírito cientifico
investigativo e do exercício pleno da cidadania. Sua formação deve estar
voltada para a estética, para as artes, para que reconheça que O MUNDO É BELO.
=>
No Ensino Médio, há uma maior preocupação com a formação social, Nesta fase,
jovem deve perceber que O MUNDO É VERDADEIRO.
Tópico 2
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Maria Montessori era Italiana, médica e sempre se interessou pelo ensino das
crianças deficientes.
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As casas das crianças eram espaços adaptados ao tamanho da criança, de forma a
desenvolver o senso de responsabilidade de cada uma.
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O papel do professor é ajudar a criança a avançar na própria independência,
estimulando-a a realizar as tarefas do dia a dia, sozinha.
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Montessori criou o programa com exercícios da vida diária, para que as crianças
pudessem vivenciar a vida real realizando atividades do cotidiano. Os exercícios
propostos estimulavam a paciência, a exatidão e a repetição, reforçando a
concentração da criança. Ela criou diversos materiais didáticos, com o intuito
de motivar a criança a ter maior contato com a sua própria consciência.
=>
Os matérias didáticos de Montessori constituem-se em cinco grupos: material
sensorial; matéria de linguagem; material de matemática; material de ciências e
material de conteúdo adulto. Todos os materiais criados por Montessori, que a
criança pode escolher livremente, fazem com que ela, mesmo sem saber, desenvolva-se
intelectualmente.
=>
Para Montessori, o professor deixa de ser o centro do processo educativo e
passa a agir de fora, observando. Ser professor “Montessori” é torna-se um alegre
observador e livrar-se da onipotência. Deve renunciar ao poder da autoridade,
atingindo uma intensa paciência e um imenso interesse em assistir. Existem períodos
sensíveis de aprendizagem, aos que o professor deve estar atento, a fim de
estimular a criança para o aprendizado ao qual está mais sensível. Se o
professor deixar passar este período, esta possibilidade de intervenção estará
para sempre perdida.
Tópico
3
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Célestin Freinet foi professor e criou diversas cooperativas de trabalho. Suas
propostas pedagógicas eram desenvolvidas em conjunto com as crianças, visando
desenvolver o gosto pelo trabalho, pela escola, tornando-as cidadãos críticos e
conscientes.
=>
Propôs a criação de uma escola prazerosa, onde a criança queira permanecer,
onde a afetividade predomine e haja alegria em aprender. E a liberdade era algo
crucial. Sendo um aspecto muito importante da sua pedagogia.
=>
Sua pedagogia centrava-se em quatro eixos: cooperação; comunicação; documentação
e afetividade.
=>
A proposta pedagógica de Freinet valorizava a produção individual da criança, o
trabalho cooperativo e coletivo, respeitando o ritmo da criança e privilegiando
a aprendizagem por meio de experiência.
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Para Freinet, o professor deve participar ativamente da comunidade onde a
escola está inserida.
=>
Freinet distingue quatro etapas educativas: período pré-ensino; período correspondente
ao jardim de infância; a escola maternal e infantil e a escola elementar.
=>
Freinet criou diversas técnicas pedagógicas: cooperativa escolar; planos de
trabalho; texto livre; impressa escolar; jornal da escola; correspondência
entre escolas; livro da vida; fichário escolar; jornal mural; fichário
autocorretivo; biblioteca; cantos das atividades; o estudo do meio e as
aulas-passeio.
=>
Para Freinet, o professor deve criar um clima de trabalho na escola,
estimulando as crianças a realizar experiências, com a ajuda dos colegas,
procurando responder a suas inquietações. Deve autoavaliar-se constantemente. E
seu planejamento não deve ser espontâneo, mas cuidadosamente planejado.
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Freinet via o erro como um acidente de percurso, e o professor deve auxiliar a
criança a superar este erro de forma afetiva.
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Freinet criou 32 invariantes pedagógicas, a fim de orientar o professor da sua
pedagogia.
=>
Freinet defendia a avaliação contínua dos alunos.
Tópico
4
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Piaget nasceu na Suíça, era um grande observador, formou-se em biologia e foi
professor universitário durante 25 anos.
=>
Boa parte da sua pesquisa veio da observação das etapas do desenvolvimento dos
seus próprios filhos.
=>
Piaget não foi um pedagogo, mas sua pesquisa sobre o processo de aquisição do conhecimento
da criança trouxe diversas contribuições para a educação.
=>
Piaget identificou que o desenvolvimento ocorre em quatro períodos: sensório-motor
(0-2 anos); pré-operatório (2-7 anos); operatório-concreto (8-11 anos) e
operatório-formal (12-14 anos).
=>
Existem quatro fatores que ajudam a criança a passar de um período de
desenvolvimento para outro: o amadurecimento; a experiência; a interação social
e o equilíbrio.
=>
A organização (aspecto interno) e a adaptação (aspecto externo) são inseparáveis.
=>
A assimilação é a comparação do mundo exterior com os esquemas mentais já
existentes.
=>
A acomodação é toda modificação dos esquemas de assimilação (estruturas mentais),
sob a influência do meio.
=>
A teoria da equilibrarão é um ponto de equilíbrio entre o processo de assimilação
e acomodação.
=>
Piaget é contra os métodos educativos coercivos. Para ele o exemplo é mais
importante.
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Não se aprende apenas vendo o professor experimentar, a criança precisa
experimentar também, ser ativa no processo de aprendizagem.
=>
A educação deve partir do conhecimento do aluno.
Tópico
5
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Vygotsky nasceu na Rússia, formou-se em Direito e Literatura na Universidade de
Moscou. Ele e Piaget tinham muitas coisas em comum, mas nunca chegaram a se
conhecer.
=>
Vygotsky não elaborou uma teoria pedagógica, mas suas ideias trouxeram diversas
contribuições para a educação.
=>
Os conceitos básicos da teoria de Vygotsky são: mediação/interação; processos
de internalização; níveis de desenvolvimento; Zona de Desenvolvimento Proximal;
tomada de consciência; relação desenvolvimento e aprendizagem; função do
brinquedo no desenvolvimento da criança.
=>
A aquisição do conhecimento só acontece pela interação sociocultural da criança
com o meio, de forma mediada.
=>
A cultura é que fornece elementos simbólicos de representação da realidade,
permitindo que a criança construa a sua interpretação do mundo que a rodeia.
Para Vygotsky existem dois elementos básicos no processo de mediação: o
instrumento e o signo.
=>
O processo de internalização envolve aspectos específicos como: significação. Apropriação
e diferentes modos de participação.
=>
Existem pelo menos dois níveis de desenvolvimento: o real e o potencial. A distância
entre o que a criança já sabe fazer (real) e o que consegue realizar com a
ajuda dos outros (potencial) chama-se Zona de Desenvolvimento Proximal.
=>
Para Vygotsky a aprendizagem vem antes do desenvolvimento. Somente aos poucos é
que a criança vai despertando a consciência que possui. Quanto mais a criança
aprende, mais se desenvolverá. A educação tem um papel insubstituível na
apropriação da experiência cultural acumulada socialmente.
=>
O brinquedo é responsável pela ampliação do conhecimento na Zona de
Desenvolvimento Proximal. A função do brinquedo não é proporcionar prazer para
a criança e, sim satisfazer imediatamente o seu desejo. A criança aprende a
agir de forma cognitiva por meio brinquedo.
=>
O papel do professor é o de interferir na Zona de Desenvolvimento Proximal,
provocando avanços que não ocorrem de forma espontânea. A função da escola é
fazer com que os conceitos da criança, em nível de senso comum, se transformem
em conceitos científicos.
UNIDADE
2
Tópico
1
=>
Os espaços para crianças de 0 a 1 ano de idade devem ser organizados
privilegiando o cuidar e o educar, a fim de desenvolver as crianças de forma
plena. Deve conter: sala de repouso, sala para atividades, fraldário, lactário
e solário.
=>
O espaço físico para crianças de 1 a 6 anos de idade deve possibilitar e
contribuir para a vivencia e a expressão das culturas infantis, por meio de
jogo, brincadeiras, musicas e historias. Os espaços mais utilizados pelas
crianças desta faixa etária são: sala de atividades, sala multiuso, refeitório,
banheiro, pátio coberto e área externa.
=>
As salas de atividades são espaços lúdicos, organizados em cantinhos. Entre
eles, podemos citar: cantinho da fantasia, da leitura, dos brinquedos, dos
jogos, das artes, das atividades domesticas, do salão de beleza, do mercado.
=>
A forma como são organizadas as salas nas instituições de Educação Infantil
depende do planejamento do professor, dos objetivos que ele pretende alcançar,
do que quer desenvolver/estimular nas crianças, sendo parte integrante da
pratica pedagógica.
=>
Por ser um parceiro da pratica educativa, a organização dos ambientes não deve
ser engessadas e sim modificada periodicamente.
Tópico
2
=>
Rotina é tudo o que acontece na instituição, desde o horário de entrada e sápida
das crianças, a hora do lanche, da historia, da brincadeira, do canto, entre
outras atividades que compõem o cotidiano da Educação Infantil.
=>
É preciso estabelecer uma fortíssima relação entre o cuidar e o educar.
=>
As necessidades básicas das crianças como a alimentação, o descanso e a higiene
são tão importantes quanto as necessidades de interação, afetividade e
cognição.
=>
Devemos levar em conta, principalmente, a idade das crianças. Não se aconselha
planejar atividades que ultrapassem o tempo de concentração delas.
=>
Na elaboração das rotinas é interessante equilibrar a intensidade delas,
intercalando atividades mais calmas e agitadas, individuais ou coletivas, que
incentivem a concentração ou a cooperação, que estimulem a autônoma ou o
trabalho em equipe.
=>
A rotina planejada não deve ser considerada pronta e acabada, ou seja, fechada
a novos desafios e tampouco gerar frustrações ao educador pela não realização
de algum item em função de outro mais interessante ou pela falta de tempo hábil
para seu cumprimento. Esta rotina presa ser flexível e prever novas situações,
auxiliando as crianças a lidarem com os imprevistos.
=>
Quando o(a) educador(a) pensa sua rotina, ele(a) deve criar espaço para os
cuidados básicos em consonância com a aprendizagem das crianças através da
interação individual ou coletiva.
Tópico
3
=>
Sujeito autônomo é aquele que sabe aonde quer chegar e os caminhos que deve
percorrer, seguindo suas próprias leis e tomando decisões, sem precisar da opinião
ou ajuda constante do outro, e esse aprendizado se inicia na infância.
=>
Para desenvolver a independência/autonomia nas crianças basta dar-lhes a
oportunidade de fazer escolhas.
=>
Quando o professor toma todas as decisões na condução da aula, há pouco espaço
para a construção autônoma, pois é ele que decide tudo: o que vai acontecer,
como vai acontecer, quem fará o quê e de que forma tem que ser feita esta ou
aquela atividade. Perde-se, então, a grande oportunidade de desenvolver a
criatividade, a responsabilidade, a iniciativa e a independência, que funcionam
como geradoras de autonomia na criança.
=>
O professor que permite em suas aulas atividades nas quais as crianças são
levadas a pensar, a tentar sozinhas e a gerir o próprio conhecimento em
comunhão com o grupo, de maneira dinâmica, conduz a situação de aprendizagens
significativas.
=>
Partir do conhecimento prévio das crianças nos dá subsídios para elaborar
atividades ou projetos.
=>
Todo bom professor tem consciência de que necessita refletir sobre a sua pratica
todos os dias, pois sempre há algo que ele possa fazer diferente, fazer melhor
ou de outras maneiras. E saber que ensinar exige comprometimento. É impossível forma-se
professor sem saber disso.
=>
Se somos capazes de oferecer momentos de construção de conhecimentos, de estabelecer
metas para que o aprendizado ocorra de fato, se planejamos com esta convicção e
com esta consciência, tornando-nos educadores por excelência.
=>
Professor que ama o que faz não faz distinções, não tem nenhum tipo de
preconceito ou preferência. Dá de si o que há de melhor e busca o que há de
melhor nos outros, respeitando a autonomia e a identidade de cada educando.
Conduz sua profissão com amorosidade, sendo coerente em sua pratica.
=>
Identidade tem a haver com “quem somos”, com o grupo do qual fazemos parte, em
que acreditamos, o que de fato praticamos, nossas crenças, valores ou ideias,
enquanto seres aprendentes.
=>
Não somos sempre iguais, nem temos sempre os mesmos comportamentos, ás vezes
apresentamos identidades distintas, pois se num momento somos solidários, no momento
seguinte podemos ser extremamente egoístas, se num instante parecemos bonzinhos,
segundo mais tarde, podemos demonstrar o quanto somos tiranos. Portanto, temos múltiplas
identidades e necessitamos ter liberdade de nos posicionar também, de múltiplas
maneiras.
Tópico
4
=>
Entre os vários fatores que formam os eixos norteadores da Educação Infantil,
encontram-se as Múltiplas Linguagens: brincadeiras e jogos infantis; musica e
artes visuais; linguagem oral e escrita; natureza e sociedade; educação e saúde;
matemática.
=>
Enquanto a criança brinca, ela desenvolve: autonomia criatividade, identidade,
imaginação, imitação, senso de justiça, convivência e socialização. Ela aprende
também a ouvir a opinião do outro; esperar sua vez de falar ou de jogar; ceder
conflitos; respeitar limites; adquirir novos conhecimentos; emprestar o
brinquedo; construir objetos ou lugares para brincar; compartilhar e ouvir
ideias.
=>
Enquanto se movimenta, a criança é capaz de expressar seus sentimentos, quer
sejam eles manifestados por gestos, emoções ou por postura corporal,
principalmente quando a criança ainda não fala. Quanto mais estimulada a ouvir,
cantar e até mesmo tocar diferentes ritmos musicais, maior será o
desenvolvimento da criança.
=>
A música está diretamente ligada á sensibilidade, á expressão e a alegria. É
muito importante que ofertemos diferentes oportunidades de apreciação e fazer
musical ás crianças.
=>
A fala é o principal veiculo de comunicação entre a criança, os familiares,
professores e colegas. Através da fala, a criança expressa seus sentimentos,
desejos ou angustias.
=>
Para desenvolver crianças leitoras, é preciso que o educador seja apaixonado pelos
livros e fala da leitura uma atividade diária, desde a Educação Infantil.
=>
As crianças percebem a natureza enquanto observam o voo dos pássaros ou
borboletas, enquanto experimentam a textura de folhas, enquanto sentem o
perfume das flores e até mesmo enquanto vigiam o caminhar das formigas.
=>
Os jogos e brincadeiras que envolvem regras, noções espaciais (em cima,
embaixo, atrás), conceitos, organização, sequência, geometria e contagem oral
são excelentes recursos para a construção de conhecimentos matemáticos que
poderão se dar, naturalmente, enquanto brincam.
UNIDADE
3
Tópico
1
=>
Reggio Emilia é uma cidade de aproximadamente 130.000 habitantes, do nordeste
da Itália, que se tornou conhecida e valorizada por ter um dos melhores
sistemas de educação do mundo para a primeira infância. A proposta pedagogia no local não ocorre num
contexto de elite ou de educação particular e sim, em nível municipal de
ensino. O principal professor, inspirador e organizador desta proposta
pedagogia desenvolvida em Reggio, foi Loris Malaguzzi.
=>
O lema de Loris Malaguzzi era “PARA AS CRIANÇAS É PRECISO OFERECER O MELHOR”, o
que para ele significava ter um espaço onde as crianças fossem acolhidas,
ouvidas, desafiadas, estimuladas de todas as formas e nas mais diferentes
linguagens, levando-as a se tornarem autônomas em todos os sentidos.
=>
Aprender e ensinar são palavras que se inter-relacionam e se complementa.
Quanto mais aprendo, melhor ensino. Quanto mais ensino, mais aprendo.
=>
O aprendizado transcende os espaços de uma escola, de uma sala de aula e
horários preestabelecidos de estudo. Ele está em todo lugar e em qualquer
tempo. O educador, que tem essa concepção de que aprende enquanto ensina,
também é capaz de enxergar com outros olhos suas crianças, valorizando-as,
compreendo-as em suas diferenças e dificuldades. Preocupa-se em ofertar para
elas um ambiente escolar rico e desafiador, que realmente as “prepare para a
vida”, em todos os níveis do comportamento humano: biológico, psicológico e
social.
=>
A criança da Educação Infantil está protegida por documentos importantes que
lhe garantem direitos em relação ao seu atendimento e desenvolvimento integral.
Entre eles podemos citar os RCNEI, DCNEI e PNQEI.
=>
A criança aprende muito enquanto brinca e interage com os colegas. Juntamente
com o brincar, outra importante linguagem se manifesta: a linguagem corporal. É
através do corpo que a criança estabelece contato com o mundo e com as pessoas
que a rodeiam. É com o próprio corpo que ela experimenta as mais diversas emoções
e sensações.
=>
A mais significativa linguagem (na educação infantil) é a linguagem afetiva,
pois é através das emoções que a criança manifesta seus desejos ou angustias.
Tópico
2
=>
Aprendizagem, afetividade e interação caminham juntas.
=>
Henri Wallon trabalhava bastante com o tema: AFETIVIDADE E EMOÇÃO. Para ele, a
emoção estaria relacionada ao componente biológico do comportamento humano,
referindo-se a uma reação de ordem física. Ele foi o primeiro a levar não só o
corpo da criança, mas também, suas emoções para dentro da sala de aula.
=>
Os quatro pilares da educação, considerados como “aprendizagens essenciais”,
são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprendera viver junto e aprender a
ser, Essa ideia que se faz da educação recebeu forte subsidio com um novo papel
da educação que se discutiu em Jomtien, em 1990, em uma conferencia
internacional sobre educação promovida pela UNESCO, que produziu o documento “A
declaração Mundial sobre a Educação para todos”.
Tópico
3
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Trabalhar com projetos é uma proposta que leva as crianças a pensarem em temas
importantes do seu ambiente, refletirem sobre a atualidade e considerarem a
vida fora da escola.
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O projetos são elaborados e executados com as crianças e não para as crianças.
=>
Uma das grandes contribuições da pedagogia de projetos, segundo Barbosa e Horn
(2008, p. 85, 89-90). É a sua dimensão social. Através dela: aprendem os
alunos, os professores, os funcionários, os pais, as instituições, a sociedade,
isto é, toda a comunidade troca informações, cria conhecimentos comuns, formula
perguntas e realiza ações.
=>
Para as crianças, a metodologia de projetos oferece o papel de protagonistas de
suas aprendizagens, de aprender em sala de aula para além dos conteúdos, os
diversos procedimentos de pesquisa, organização e expressão dos conhecimentos.
Tópico
4
=>
A avaliação deve servir basicamente para “intervir, modificar e melhorar a
nossa prática, a evolução e a aprendizagem dos alunos”.
=>
A avaliação na Educação Infantil sofreu uma grande alteração quando a LDB
(1996) decidiu que a avaliação das crianças ”[...] far-se-á mediante o
acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção,
mesmo para o acesso ao ensino fundamental”.
=>
Nos anos de 1980, com a democratização do país, criou-se uma nova forma de abordar
a avaliação na Educação Infantil. Ela se tornou mais descritiva, menos
comparativa, mais singular. Assim, a avaliação com um caráter mais subjetivista
foi senso estruturada a partir da proposta dos pareceres descritivos ou
relatórios avaliativos.
=>
A avaliação formativa é a avaliação que se realiza de uma maneira progressiva e
paralelamente ás diferentes situações e atividades que se desenvolvem. É a que
possui mais sentido e importância na questão educativa (de fato, também nas
outras), pois permite modificar a intervenção a partir das informações que se
obtêm nas próprias atividades da aula.
=>
O arquivo biográfico constitui-se em valioso documento de acompanhamento que
busca oferecer aos protagonistas (crianças, professores e pais) a oportunidade
de reouvir, revisitar, relembrar experiências e acontecimentos que marcaram
significativamente suas histórias na escola de educação infantil.
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