domingo, 15 de março de 2015

Resumo do livro "Pedagogia da Educação Infantil"...

Olá pessoal!

O post de hoje será um resumo do livro: "Pedagogia da Educação Infantil".

E mediante a quantidade de páginas do livro (quase 300 Pág.), o resumo ficou um pouco grande.

Vale ressaltar, que o resumo é apenas um complemento, e de forma alguma substitui a leitura completa do livro.

Tenha uma ótima leitura!

Sucesso na sua jornada e até mais...

UNIDADE 1

Tópico 1

=> A principal característica das escolas Waldort:

1º) Sua base na concepção de desenvolvimento humano criando por Steiner, é a antroposofia (ciência espiritual).
2º) Contar historias é uma forma de estimular o conhecimento.
3º) Os alunos não repetem o ano escolar, pois o objetivo das escolas Waldort é preparar a criança para a vida real. E eles não aprendem com livros, e sim com pessoas, por isto é importante que o professor tenha as seguintes qualidades: conhecimento profundo do ser humano; amor como base do comportamento social e qualidades artísticas.

=> Uma importante característica da Pedagogia Waldort é o amor e o profundo conhecimento do professor por seus alunos, já que ele permanece com a turma durante diversos anos.

=> Steiner concebeu o homem atual como portador de quatro processos: mineral, vegetal, animal e o EU.

=> As principais atividades anímicas do ser humano, segundo Steiner, são: pensar, sentir, querer.

=> O desenvolvimento humano ocorre em ciclos de sete anos, que Steiner chamou de setênios: 0-7 anos; 7-14 anos e 14-21 anos.

=> A constituição física e anímica do ser humano pode ser agrupada em quatro tipos de temperamentos: sanguíneo, melancólico, colérico e fleumático.

=> O foco da Educação Infantil está no brincar imitativo, na imaginação. Nesta fase, a criança deve ser tratada com respeito, com rotinas preestabelecidas, de forma a se sentir segura, para que possa concluir que O MUNDO É BOM, e o professor deve ser digno de ser imitado.

=> O Ensino Fundamental está voltado ao desenvolvimento do espírito cientifico investigativo e do exercício pleno da cidadania. Sua formação deve estar voltada para a estética, para as artes, para que reconheça que O MUNDO É BELO.

=> No Ensino Médio, há uma maior preocupação com a formação social, Nesta fase, jovem deve perceber que O MUNDO É VERDADEIRO.

Tópico 2

=> Maria Montessori era Italiana, médica e sempre se interessou pelo ensino das crianças deficientes.
=> As casas das crianças eram espaços adaptados ao tamanho da criança, de forma a desenvolver o senso de responsabilidade de cada uma.

=> O papel do professor é ajudar a criança a avançar na própria independência, estimulando-a a realizar as tarefas do dia a dia, sozinha.

=> Montessori criou o programa com exercícios da vida diária, para que as crianças pudessem vivenciar a vida real realizando atividades do cotidiano. Os exercícios propostos estimulavam a paciência, a exatidão e a repetição, reforçando a concentração da criança. Ela criou diversos materiais didáticos, com o intuito de motivar a criança a ter maior contato com a sua própria consciência.

=> Os matérias didáticos de Montessori constituem-se em cinco grupos: material sensorial; matéria de linguagem; material de matemática; material de ciências e material de conteúdo adulto. Todos os materiais criados por Montessori, que a criança pode escolher livremente, fazem com que ela, mesmo sem saber, desenvolva-se intelectualmente.

=> Para Montessori, o professor deixa de ser o centro do processo educativo e passa a agir de fora, observando. Ser professor “Montessori” é torna-se um alegre observador e livrar-se da onipotência. Deve renunciar ao poder da autoridade, atingindo uma intensa paciência e um imenso interesse em assistir. Existem períodos sensíveis de aprendizagem, aos que o professor deve estar atento, a fim de estimular a criança para o aprendizado ao qual está mais sensível. Se o professor deixar passar este período, esta possibilidade de intervenção estará para sempre perdida.

Tópico 3

=> Célestin Freinet foi professor e criou diversas cooperativas de trabalho. Suas propostas pedagógicas eram desenvolvidas em conjunto com as crianças, visando desenvolver o gosto pelo trabalho, pela escola, tornando-as cidadãos críticos e conscientes.

=> Propôs a criação de uma escola prazerosa, onde a criança queira permanecer, onde a afetividade predomine e haja alegria em aprender. E a liberdade era algo crucial. Sendo um aspecto muito importante da sua pedagogia.

=> Sua pedagogia centrava-se em quatro eixos: cooperação; comunicação; documentação e afetividade.

=> A proposta pedagógica de Freinet valorizava a produção individual da criança, o trabalho cooperativo e coletivo, respeitando o ritmo da criança e privilegiando a aprendizagem por meio de experiência.

=> Para Freinet, o professor deve participar ativamente da comunidade onde a escola está inserida.
=> Freinet distingue quatro etapas educativas: período pré-ensino; período correspondente ao jardim de infância; a escola maternal e infantil e a escola elementar.

=> Freinet criou diversas técnicas pedagógicas: cooperativa escolar; planos de trabalho; texto livre; impressa escolar; jornal da escola; correspondência entre escolas; livro da vida; fichário escolar; jornal mural; fichário autocorretivo; biblioteca; cantos das atividades; o estudo do meio e as aulas-passeio.

=> Para Freinet, o professor deve criar um clima de trabalho na escola, estimulando as crianças a realizar experiências, com a ajuda dos colegas, procurando responder a suas inquietações. Deve autoavaliar-se constantemente. E seu planejamento não deve ser espontâneo, mas cuidadosamente planejado.

=> Freinet via o erro como um acidente de percurso, e o professor deve auxiliar a criança a superar este erro de forma afetiva.

=> Freinet criou 32 invariantes pedagógicas, a fim de orientar o professor da sua pedagogia.

=> Freinet defendia a avaliação contínua dos alunos.

Tópico 4

=> Piaget nasceu na Suíça, era um grande observador, formou-se em biologia e foi professor universitário durante 25 anos.

=> Boa parte da sua pesquisa veio da observação das etapas do desenvolvimento dos seus próprios filhos.

=> Piaget não foi um pedagogo, mas sua pesquisa sobre o processo de aquisição do conhecimento da criança trouxe diversas contribuições para a educação.

=> Piaget identificou que o desenvolvimento ocorre em quatro períodos: sensório-motor (0-2 anos); pré-operatório (2-7 anos); operatório-concreto (8-11 anos) e operatório-formal (12-14 anos).

=> Existem quatro fatores que ajudam a criança a passar de um período de desenvolvimento para outro: o amadurecimento; a experiência; a interação social e o equilíbrio.

=> A organização (aspecto interno) e a adaptação (aspecto externo) são inseparáveis.

=> A assimilação é a comparação do mundo exterior com os esquemas mentais já existentes.

=> A acomodação é toda modificação dos esquemas de assimilação (estruturas mentais), sob a influência do meio.

=> A teoria da equilibrarão é um ponto de equilíbrio entre o processo de assimilação e acomodação.

=> Piaget é contra os métodos educativos coercivos. Para ele o exemplo é mais importante.

=> Não se aprende apenas vendo o professor experimentar, a criança precisa experimentar também, ser ativa no processo de aprendizagem.

=> A educação deve partir do conhecimento do aluno.

Tópico 5

=> Vygotsky nasceu na Rússia, formou-se em Direito e Literatura na Universidade de Moscou. Ele e Piaget tinham muitas coisas em comum, mas nunca chegaram a se conhecer.

=> Vygotsky não elaborou uma teoria pedagógica, mas suas ideias trouxeram diversas contribuições para a educação.

=> Os conceitos básicos da teoria de Vygotsky são: mediação/interação; processos de internalização; níveis de desenvolvimento; Zona de Desenvolvimento Proximal; tomada de consciência; relação desenvolvimento e aprendizagem; função do brinquedo no desenvolvimento da criança.

=> A aquisição do conhecimento só acontece pela interação sociocultural da criança com o meio, de forma mediada.

=> A cultura é que fornece elementos simbólicos de representação da realidade, permitindo que a criança construa a sua interpretação do mundo que a rodeia. Para Vygotsky existem dois elementos básicos no processo de mediação: o instrumento e o signo.

=> O processo de internalização envolve aspectos específicos como: significação. Apropriação e diferentes modos de participação.

=> Existem pelo menos dois níveis de desenvolvimento: o real e o potencial. A distância entre o que a criança já sabe fazer (real) e o que consegue realizar com a ajuda dos outros (potencial) chama-se Zona de Desenvolvimento Proximal.

=> Para Vygotsky a aprendizagem vem antes do desenvolvimento. Somente aos poucos é que a criança vai despertando a consciência que possui. Quanto mais a criança aprende, mais se desenvolverá. A educação tem um papel insubstituível na apropriação da experiência cultural acumulada socialmente.

=> O brinquedo é responsável pela ampliação do conhecimento na Zona de Desenvolvimento Proximal. A função do brinquedo não é proporcionar prazer para a criança e, sim satisfazer imediatamente o seu desejo. A criança aprende a agir de forma cognitiva por meio brinquedo.

=> O papel do professor é o de interferir na Zona de Desenvolvimento Proximal, provocando avanços que não ocorrem de forma espontânea. A função da escola é fazer com que os conceitos da criança, em nível de senso comum, se transformem em conceitos científicos.

UNIDADE 2

Tópico 1

=> Os espaços para crianças de 0 a 1 ano de idade devem ser organizados privilegiando o cuidar e o educar, a fim de desenvolver as crianças de forma plena. Deve conter: sala de repouso, sala para atividades, fraldário, lactário e solário.

=> O espaço físico para crianças de 1 a 6 anos de idade deve possibilitar e contribuir para a vivencia e a expressão das culturas infantis, por meio de jogo, brincadeiras, musicas e historias. Os espaços mais utilizados pelas crianças desta faixa etária são: sala de atividades, sala multiuso, refeitório, banheiro, pátio coberto e área externa.

=> As salas de atividades são espaços lúdicos, organizados em cantinhos. Entre eles, podemos citar: cantinho da fantasia, da leitura, dos brinquedos, dos jogos, das artes, das atividades domesticas, do salão de beleza, do mercado.

=> A forma como são organizadas as salas nas instituições de Educação Infantil depende do planejamento do professor, dos objetivos que ele pretende alcançar, do que quer desenvolver/estimular nas crianças, sendo parte integrante da pratica pedagógica.

=> Por ser um parceiro da pratica educativa, a organização dos ambientes não deve ser engessadas e sim modificada periodicamente.

Tópico 2

=> Rotina é tudo o que acontece na instituição, desde o horário de entrada e sápida das crianças, a hora do lanche, da historia, da brincadeira, do canto, entre outras atividades que compõem o cotidiano da Educação Infantil.

=> É preciso estabelecer uma fortíssima relação entre o cuidar e o educar.

=> As necessidades básicas das crianças como a alimentação, o descanso e a higiene são tão importantes quanto as necessidades de interação, afetividade e cognição.

=> Devemos levar em conta, principalmente, a idade das crianças. Não se aconselha planejar atividades que ultrapassem o tempo de concentração delas.

=> Na elaboração das rotinas é interessante equilibrar a intensidade delas, intercalando atividades mais calmas e agitadas, individuais ou coletivas, que incentivem a concentração ou a cooperação, que estimulem a autônoma ou o trabalho em equipe.

=> A rotina planejada não deve ser considerada pronta e acabada, ou seja, fechada a novos desafios e tampouco gerar frustrações ao educador pela não realização de algum item em função de outro mais interessante ou pela falta de tempo hábil para seu cumprimento. Esta rotina presa ser flexível e prever novas situações, auxiliando as crianças a lidarem com os imprevistos.

=> Quando o(a) educador(a) pensa sua rotina, ele(a) deve criar espaço para os cuidados básicos em consonância com a aprendizagem das crianças através da interação individual ou coletiva.

Tópico 3

=> Sujeito autônomo é aquele que sabe aonde quer chegar e os caminhos que deve percorrer, seguindo suas próprias leis e tomando decisões, sem precisar da opinião ou ajuda constante do outro, e esse aprendizado se inicia na infância.

=> Para desenvolver a independência/autonomia nas crianças basta dar-lhes a oportunidade de fazer escolhas.

=> Quando o professor toma todas as decisões na condução da aula, há pouco espaço para a construção autônoma, pois é ele que decide tudo: o que vai acontecer, como vai acontecer, quem fará o quê e de que forma tem que ser feita esta ou aquela atividade. Perde-se, então, a grande oportunidade de desenvolver a criatividade, a responsabilidade, a iniciativa e a independência, que funcionam como geradoras de autonomia na criança.

=> O professor que permite em suas aulas atividades nas quais as crianças são levadas a pensar, a tentar sozinhas e a gerir o próprio conhecimento em comunhão com o grupo, de maneira dinâmica, conduz a situação de aprendizagens significativas.

=> Partir do conhecimento prévio das crianças nos dá subsídios para elaborar atividades ou projetos.

=> Todo bom professor tem consciência de que necessita refletir sobre a sua pratica todos os dias, pois sempre há algo que ele possa fazer diferente, fazer melhor ou de outras maneiras. E saber que ensinar exige comprometimento. É impossível forma-se professor sem saber disso.

=> Se somos capazes de oferecer momentos de construção de conhecimentos, de estabelecer metas para que o aprendizado ocorra de fato, se planejamos com esta convicção e com esta consciência, tornando-nos educadores por excelência.

=> Professor que ama o que faz não faz distinções, não tem nenhum tipo de preconceito ou preferência. Dá de si o que há de melhor e busca o que há de melhor nos outros, respeitando a autonomia e a identidade de cada educando. Conduz sua profissão com amorosidade, sendo coerente em sua pratica.

=> Identidade tem a haver com “quem somos”, com o grupo do qual fazemos parte, em que acreditamos, o que de fato praticamos, nossas crenças, valores ou ideias, enquanto seres aprendentes.

=> Não somos sempre iguais, nem temos sempre os mesmos comportamentos, ás vezes apresentamos identidades distintas, pois se num momento somos solidários, no momento seguinte podemos ser extremamente egoístas, se num instante parecemos bonzinhos, segundo mais tarde, podemos demonstrar o quanto somos tiranos. Portanto, temos múltiplas identidades e necessitamos ter liberdade de nos posicionar também, de múltiplas maneiras.

Tópico 4

=> Entre os vários fatores que formam os eixos norteadores da Educação Infantil, encontram-se as Múltiplas Linguagens: brincadeiras e jogos infantis; musica e artes visuais; linguagem oral e escrita; natureza e sociedade; educação e saúde; matemática.

=> Enquanto a criança brinca, ela desenvolve: autonomia criatividade, identidade, imaginação, imitação, senso de justiça, convivência e socialização. Ela aprende também a ouvir a opinião do outro; esperar sua vez de falar ou de jogar; ceder conflitos; respeitar limites; adquirir novos conhecimentos; emprestar o brinquedo; construir objetos ou lugares para brincar; compartilhar e ouvir ideias.

=> Enquanto se movimenta, a criança é capaz de expressar seus sentimentos, quer sejam eles manifestados por gestos, emoções ou por postura corporal, principalmente quando a criança ainda não fala. Quanto mais estimulada a ouvir, cantar e até mesmo tocar diferentes ritmos musicais, maior será o desenvolvimento da criança.

=> A música está diretamente ligada á sensibilidade, á expressão e a alegria. É muito importante que ofertemos diferentes oportunidades de apreciação e fazer musical ás crianças.

=> A fala é o principal veiculo de comunicação entre a criança, os familiares, professores e colegas. Através da fala, a criança expressa seus sentimentos, desejos ou angustias.

=> Para desenvolver crianças leitoras, é preciso que o educador seja apaixonado pelos livros e fala da leitura uma atividade diária, desde a Educação Infantil.

=> As crianças percebem a natureza enquanto observam o voo dos pássaros ou borboletas, enquanto experimentam a textura de folhas, enquanto sentem o perfume das flores e até mesmo enquanto vigiam o caminhar das formigas.

=> Os jogos e brincadeiras que envolvem regras, noções espaciais (em cima, embaixo, atrás), conceitos, organização, sequência, geometria e contagem oral são excelentes recursos para a construção de conhecimentos matemáticos que poderão se dar, naturalmente, enquanto brincam.

UNIDADE 3

Tópico 1

=> Reggio Emilia é uma cidade de aproximadamente 130.000 habitantes, do nordeste da Itália, que se tornou conhecida e valorizada por ter um dos melhores sistemas de educação do mundo para a primeira infância.  A proposta pedagogia no local não ocorre num contexto de elite ou de educação particular e sim, em nível municipal de ensino. O principal professor, inspirador e organizador desta proposta pedagogia desenvolvida em Reggio, foi Loris Malaguzzi.

=> O lema de Loris Malaguzzi era “PARA AS CRIANÇAS É PRECISO OFERECER O MELHOR”, o que para ele significava ter um espaço onde as crianças fossem acolhidas, ouvidas, desafiadas, estimuladas de todas as formas e nas mais diferentes linguagens, levando-as a se tornarem autônomas em todos os sentidos.

=> Aprender e ensinar são palavras que se inter-relacionam e se complementa. Quanto mais aprendo, melhor ensino. Quanto mais ensino, mais aprendo.

=> O aprendizado transcende os espaços de uma escola, de uma sala de aula e horários preestabelecidos de estudo. Ele está em todo lugar e em qualquer tempo. O educador, que tem essa concepção de que aprende enquanto ensina, também é capaz de enxergar com outros olhos suas crianças, valorizando-as, compreendo-as em suas diferenças e dificuldades. Preocupa-se em ofertar para elas um ambiente escolar rico e desafiador, que realmente as “prepare para a vida”, em todos os níveis do comportamento humano: biológico, psicológico e social.

=> A criança da Educação Infantil está protegida por documentos importantes que lhe garantem direitos em relação ao seu atendimento e desenvolvimento integral. Entre eles podemos citar os RCNEI, DCNEI e PNQEI.

=> A criança aprende muito enquanto brinca e interage com os colegas. Juntamente com o brincar, outra importante linguagem se manifesta: a linguagem corporal. É através do corpo que a criança estabelece contato com o mundo e com as pessoas que a rodeiam. É com o próprio corpo que ela experimenta as mais diversas emoções e sensações.

=> A mais significativa linguagem (na educação infantil) é a linguagem afetiva, pois é através das emoções que a criança manifesta seus desejos ou angustias.

Tópico 2

=> Aprendizagem, afetividade e interação caminham juntas.

=> Henri Wallon trabalhava bastante com o tema: AFETIVIDADE E EMOÇÃO. Para ele, a emoção estaria relacionada ao componente biológico do comportamento humano, referindo-se a uma reação de ordem física. Ele foi o primeiro a levar não só o corpo da criança, mas também, suas emoções para dentro da sala de aula.

=> Os quatro pilares da educação, considerados como “aprendizagens essenciais”, são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprendera viver junto e aprender a ser, Essa ideia que se faz da educação recebeu forte subsidio com um novo papel da educação que se discutiu em Jomtien, em 1990, em uma conferencia internacional sobre educação promovida pela UNESCO, que produziu o documento “A declaração Mundial sobre a Educação para todos”.

Tópico 3

=> Trabalhar com projetos é uma proposta que leva as crianças a pensarem em temas importantes do seu ambiente, refletirem sobre a atualidade e considerarem a vida fora da escola.

=> O projetos são elaborados e executados com as crianças e não para as crianças.

=> Uma das grandes contribuições da pedagogia de projetos, segundo Barbosa e Horn (2008, p. 85, 89-90). É a sua dimensão social. Através dela: aprendem os alunos, os professores, os funcionários, os pais, as instituições, a sociedade, isto é, toda a comunidade troca informações, cria conhecimentos comuns, formula perguntas e realiza ações.

=> Para as crianças, a metodologia de projetos oferece o papel de protagonistas de suas aprendizagens, de aprender em sala de aula para além dos conteúdos, os diversos procedimentos de pesquisa, organização e expressão dos conhecimentos.

Tópico 4

=> A avaliação deve servir basicamente para “intervir, modificar e melhorar a nossa prática, a evolução e a aprendizagem dos alunos”.

=> A avaliação na Educação Infantil sofreu uma grande alteração quando a LDB (1996) decidiu que a avaliação das crianças ”[...] far-se-á mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”.

=> Nos anos de 1980, com a democratização do país, criou-se uma nova forma de abordar a avaliação na Educação Infantil. Ela se tornou mais descritiva, menos comparativa, mais singular. Assim, a avaliação com um caráter mais subjetivista foi senso estruturada a partir da proposta dos pareceres descritivos ou relatórios avaliativos.

=> A avaliação formativa é a avaliação que se realiza de uma maneira progressiva e paralelamente ás diferentes situações e atividades que se desenvolvem. É a que possui mais sentido e importância na questão educativa (de fato, também nas outras), pois permite modificar a intervenção a partir das informações que se obtêm nas próprias atividades da aula.

=> O arquivo biográfico constitui-se em valioso documento de acompanhamento que busca oferecer aos protagonistas (crianças, professores e pais) a oportunidade de reouvir, revisitar, relembrar experiências e acontecimentos que marcaram significativamente suas histórias na escola de educação infantil.
  

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