quarta-feira, 25 de março de 2015

Até onde a cultura influência?


Se analisarmos a palavra cultura como um todo, no dicionário Michaelis percebemos que essa palavra possui vários significados, dentre eles, destacamos a seguinte tradução:

[...]14 Antrop: "Estado ou estágio do desenvolvimento cultural de um povo ou período, caracterizado pelo conjunto das obras, instalações e objetos criados pelo homem desse povo ou período; conteúdo social."        (Fonte: http://michaelis.uol.com.br).

Isso nos mostra, que cultura é tudo aquilo que se emerge culturalmente do homem, ou seja, tudo que ele faz para seu povo, e que transpõe em grande significado para a sociedade.

Mas eu estou explicando o significado da palavra (embromando vocês), quando na verdade, eu quero falar sobre outra forma de cultura, que talvez realmente tenha um pouco haver, com a explicação do significado da palavra em questão.

Fico pensando e reflito muito tudo que transcorre no meu dia a dia, e na minha vida. Ás vezes eu costumo dizer que fico vagando nos meus devaneios. Mas acontece, que a falta de cultura que ainda existe em nossa sociedade, me chateia bastante.

Obtivemos um mega avanço tecnológico, uma informatização incrível. Podemos nos comunicar com quem quisermos e de onde quisermos. Mas muitos insistem em se algemar na sombra da desinformação. Seja por preguiça, falta de interesse,  coitadismo, entre outros motivos.

É lógico, que se faz justo um olhar diferenciado, para aqueles que moram em lugares que a informatização ainda não chegou, ou que nem pode chegar.

Mas sabemos que para a grande maioria, existem vários meios de se informar e explanar os conhecimentos. 

O que acontece (na minha visão), é que por mais que possuímos e venhamos a possuir mais meios de informatização, sempre veremos pessoas alienadas e fadadas a desinformação. 

Sabe por que?

Por que é muito mais fácil viver no ócio da desinformação, é muito mais fácil plagiar a opinião de outra pessoa. Viver no robotismo é melhor para os sedentos em um mundo utópico. 

E sabe qual o resultado disso?

Junto com toda essa falta de cultura, percebemos que os valores vão se perdendo, e a cultura familiar é um desses valores. Valores esse, que eu acho ser muito importante. 

Veja um exemplo: Você esbarra em uma pessoa e pedi desculpas, se essa pessoa olhar para você (muito difícil), mas vamos idealizar que sim. Você pode ter certeza, que ela vai te achar estranha(o). 

Sabe por que? 

As pessoas se desacostumaram com a educação (algumas nunca tiveram). Palavras como: desculpa, com licença, obrigada, por favor, entre outras. Estão em extinção e quem ainda ás têm, dou-lhe meus parabéns!

Veja outro exemplo: 

Mãe e pai trabalham o dia todo e quem cuida dos filhos? 

Quando não é outra pessoa, ou eles estão na escola, eles mesmos cuidam de si. 

Mãe e pai trabalham o dia todo e quando chegam em casa querem?

Descanso físico e mental.

E quem conversa com os filhos? Quem faz as tarefas com eles? Quem alimenta e alicerça os valores familiares? 

Ninguém...

E o que acontece depois disso tudo o que eu falei?

É só ler os jornais...

Agora eu lhe pergunto, o que cultura tem haver com isso?

Reflita agora, aí mesmo onde está ou aonde estiver...

Analise agora o título desse post: Até onde a cultura influência? 

Analise o seu dia a dia, veja o caminhar das pessoas. Mas cuidado! Porque você pode se surpreender com a falta de humanização, interesse e cultura de alguns.

E olha que eu nem cheguei a explanar totalmente (como eu queria), essa questão da cultura. Ficou de fora fatores como: o culto ao corpo, modismos, soberba, futilidades, e por aí vai...

Pense nisso!

Sucesso na sua jornada e até mais...

Por: Pamela Kiill

Fonte das imagens: Imagens 1,2,3,4 / Imagens 5,6,7

Nenhum comentário: