sábado, 27 de setembro de 2014

Como fazer o Projeto de Estágio



Segue logo abaixo, um resumo de como fazer o projeto de estágio. Ele não está formatado, porque o modelo do AVA (ambiente virtual de aprendizagem) já vem formatado, e eu não vou explicar sobre a capa e nem sobre o sumário, por que são coisas que é só acrescentar, já vêm tudo certinho no modelo. Você só deve acrescentar seu nome, sua turma, o título, na parte de baixo colocar o ano e o município de Serra. Quanto ao sumário, é só acrescentar os números das páginas, depois que você terminar o trabalho.
Obs: Semana que vem eu explico como paginar o trabalho, pois ele não vem com as páginas numeradas.

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA DA PESQUISA.

AQUI VOCÊ COLOCA O TÍTULO DO SEU PROJETO

Nesta área você vai escrever o porquê que escolheu o tema especifico. Uma página está bom. Eu acredito que menos do que uma página fica pouco e você não consegue expor tudo o que realmente deseja, também acho que fica parecendo que você escolheu o tema por escolher, que você não pensou, não teve curiosidade de procurar e não se dedicou. Nesta parte seja você, exponha tudo o que realmente sentiu ao escolher o tema.


1.2 OBJETIVOS

Aqui você vai colocar os objetivos do seu projeto, não precisa ser muita coisa, lembrando que, tudo o que você colocar no objetivo, tem que ser fundamentado depois na FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. Iniciei explicando de forma curta, uma pequena introdução dos seus objetivos, e logo abaixo você os coloca.


 1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Aqui você vai fundamentar o seu trabalho, igual é feito no Paper. Vai ler bastantes livros sobre o tema que você escolheu, vai pesquisar...
Aqui você vai precisar de mais tempo, você não pode fundamentar seu tema com uma página, no meu ponto de vista, nesta parte você irá gastar umas 4 ou 5 páginas, até porque, o projeto ao todo pedi 12 páginas.


 2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

            2.1 METODOLOGIA

 Nesta parte você vai apresenta como as atividades de estágio serão desenvolvidas na Instituição ao qual você estagiou ou está estagiando. Você tem que se colocar como se fosse ainda fazer o estágio, o que procura encontrar no local e quais dinâmicas pretende utilizar, tais como: Entrevista ou regência. 
A regência será caso o profº ou profª lhe permitir lecionar. Você irá colocar os pontos que utilizou nesta aula, se você contou historinhas, se aplicou provas ou atividades, que atividades foram, e por aí vai...
Inicie relatando o local onde foi realizado o seu Estágio. Aqui você pode colocar o roteiro de observação, o roteiro é tudo o que você vivenciou no estágio, de forma que você coloque só as parte de projeto, ou seja, coloque como se fosse fazer ainda. Por exemplo:
Maria estagiou no Colégio Maria Olinda, e lá ela contou historinhas, aplicou atividades, ajudou a professora a fazer a chamada. Ao passar para o papel, Maria deve colocar que ela, pretende ajudar a professora em sala, se a mesma permitir e descrever todo o auxilio. Maria não pode colocar que ajudou, porque este trabalho é um projeto e projeto é algo que você pretende fazer e não que já fez. Sua vivencia escolar deve ser aplicada no PAPER e não no PROJETO.

            2.2 CRONOGRAMA

Aqui você vai colocar o seu cronograma, os dias que esteve na escola e o horário. Faça uma breve apresentação do seu cronograma, informando como se deu sua chegada na escola e depois passe para o quadro abaixo.

Data

Turno e horário

Atividade

__/__/____

 

Observação

__/__/____

 

Entrevista 1

__/__/____

 

Entrevista 2

__/__/____

 

Regência 1

__/__/____

 

Regência 2



            REFERÊNCIAS


Aqui entra as referências bibliográficas do seu trabalho. Se você não se lembrar, como colocar as referências, leia novamente o livro METODOLOGIAS DO TRABALHO ACADÊMICO. Esse livro me ajuda muito, não só pelas referências, mas também pelas citações. Foi o primeiro livro que a Uniasselvi deu.

              ANEXOS

       Aqui entra o roteiro de observação (mas você pode colocar uma parte dele em METODOLOGIA e a outra vai para o PAPER), entra também a entrevista, e o registro de frequência. 

Espero que tenha ajudado!!!
Sucesso no projeto, e não esqueça de ler e pesquisar bastante...
Bjus e até mais...